Vocacional

Etapas de Formação

Acompanhamento Vocacional

A Congregação das Irmãs de São Pedro Canísio no Serviço de Animação Vocacional, propõe a jovem um processo de discernimento vocacional, através do acompanhamento pessoal, levando- a experiência do Amor Gratuito de Deus e a optar pelo Projeto de Jesus Cristo.

DESPERTAR: Conhecer a história pessoal da vocacionada.

DISCENIR: Proporcionar momentos de oração, celebrações, retiros, convivência na casa de formação.

CULTIVAR: Ajudar a vocacionada cuidar da própria identidade.

ACOMPANHAR: ajudá-la a comprometer com a vida da comunidade. 

A vocação é como uma semente que necessita de cuidados e de terra fértil para crescer.

É nosso dever procurar alimentar nossa Vocação, tendo

sempre presente que foi Deus que nos escolheu, é dele a

iniciativa não cabe a nós destruí-la, e sim preservá-la.

Será um caminho percorrido por você, que irá ajudá-la a discernir a sua Vocação.

Reze, peça a intercessão a Nossa Senhora, o perfeito modelo de vida para iluminar o seu discernimento para poder perceber o que Deus quer para a sua vida e como ela dizer: “Eis aqui a serva do senhor faça-se em mim segundo a tua palavra”.

  Aguardamos o seu contato.

 

 

Jesus Chamando Pescadores

Aspirantado

É o tempo em que a jovem continuará seu processo de discernimento em vista da opção de vida que fará. A Congregação, por sua vez, adquiri um conhecimento da jovem e de sua realidade, acompanha-a individualmente em grupo, e lhe facilita alguma experiência apostólica. Tem como objetivo alcançar um conhecimento mútuo Aspirante-Congregação, por meio de um acompanhamento, e obter as motivações e a preparação necessária para se ingressar no postulantado.

 

Postulantado

É o tempo de aprofundamento e maior conhecimento do desejo de Seguir Jesus Cristo na liberdade de optar ou não pelo Carisma e Espiritualidade da Congregação. Formando-se integralmente, a fim de tornar clara suas motivações e adquir a preparação suficiente para começar o noviciado.

Tem como objetivo que a formanda alcance um conhecimento da Congregação e realize gradualmente a transição da vida secular à vida religiosa, discernindo sua vocação.O postulantado não deve ultrapassar dois anos.

 

Noviciado

O noviciado é a etapa de formação na qual a formanda conhece e experimenta o novo estilo de vida que a Congregação lhe oferece, por meio de uma forte experiência de Deus, da integração comunitária e participação na missão, para discernir sua opção Vocacional e de decidir-se pelo Seguimento de Jesus Cristo nessa Congregação por meio da Profissão Temporária.

O Noviciado tem como objetivo acompanhar a noviça em sua formação integral e levá-la a descobrir as exigências do Seguimento de Jesus exercitando-se na prática dos conselhos evangélicos(pobreza, castidade e obediência) de modo que conheça e assimile progressivamente a riqueza contida na intimidade religiosa de sua congregação e integre discurso e ação, vivência comunitária e missão apostólica.

O Noviciado é de dois anos. Sua prorrogação não pode ultrapassar seis meses.

Juniorato

 

            É a última etapa da formação inicial. Tem como objetivo levar a jovem religiosa a uma preparação integral, a se incorporar totalmente à comunidade e para que ela estimulada com base na vida, possa dar uma resposta definitiva a Deus na Congregação.

As junioristas confirmam e aprofundam seu carisma pessoal dentro do Projeto Histórico da Congregação, unificam sua vida no amor pessoal a Jesus Cristo e a entregam ao Reino no espírito da Congregação, a fim de optar definitivamente por Jesus Cristo, na Profissão Perpétua. O Juniorato é seis anos.

 

Formação Continuada

Enquanto a formação inicial visa aquisição de uma suficiente autonomia para viver na fidelidade aos compromissos religiosos, a formação contínua ajuda o religioso (a) a integrar a criatividade na fidelidade. Pois a vocação cristã e religiosa reclama um crescimento dinâmico e uma fidelidade nas circunstâncias concretas de existência, o que exige uma formação espiritual interiormente unificante, porém flexível e atenta aos acontecimentos cotidianos da vida pessoal e da vida do mundo.

Tem como objetivo o dinamismo da Vida Consagrada a partir da experiência de Deus, gerando uma espiritualidade encarnada, frente aos novos desafios que nos apresentam as diversas realidades.

VENHA SER UMA IRMÃ DE SÃO PEDRO CANÍSIO 

PREENCHA A FICHA VOCACIONAL

Sobre a Autora: Irmã

Hoje Seguindo as pegadas de Jesus Cristo como Irmãs de São Pedro Canísio, colocamo-nos a Serviço do Reino anunciando a Boa Nova através da Boa Imprensa, Obras Sociais, Educacionais, Pastorais, Pensionatos e Hospedagens.

Artigos do Blog

Nossa Página no Facebook

Acesse nossa Capela Virtual!

Vocação – UM DOM DE DEUS!