Vocacional

Vocacional

Vocacional

Todos os batizados são de alguma forma vocacionados mas, existem aqueles (as) que Deus está chamando para uma missão específica na Igreja através da Profissão Religiosa fazendo os Votos de: Pobreza, Castidade, Obediência. É preciso despertá-las cultivá-las, encaminhá-las e acompanhá-las no processo da opção vocacional consciente e livre, tendo como objetivo o comprometimento com a Vida dos preferidos de Jesus.

A Igreja, em seus documentos, propõe um Itinerário, um caminho para ser seguido durante o processo de acompanhamento vocacional. A animação tem como objetivo: despertar para a vocação humana, cristã e eclesial: discernir os sinais indicadores do chamado de Deus; cultivar a semente da vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre. As quatro etapas são intimamente relacionadas entre si.

A animação vocacional quer despertar na vocacionada a consciência de suas reais motivações vocacionais. No decorrer do processo assumir a vocação como Serviço à Vida. Durante este processo provocamos momentos de intimidade com Deus para que possam responder corajosamente ao chamado de Deus.

O Acompanhamento Vocacional é personalizado e comunitário, contemplando tanto a dimensão pessoal do ser humano, como a sua realidade de ser social, criado e amado por Deus Pai.

Este processo se realiza também por contatos via carta, visitas, não determinamos tempo o processo vai determinando o tempo, o importante é a jovem comprometer-se com o seu batismo e vive-lo de forma humanizadora que a levará a Santidade.

SINAIS DE VOCAÇÃO

Você que está pensando em ingressar em uma congregação ou seminário deve observar:

Querer, apenas gostar, admirar, achar bonito não é suficiente, estar em dúvida é normal. O necessário é ouvir a voz de Deus que a CHAMA: VEM E SEGUE-ME.

Sua opção deve ter motivos claros: São motivos claros:

Consagrar–se a Deus; Seguir o exemplo de Jesus Cristo; Comprometer-se com a Evangelização; Sentir–se identificado(a) com o Carisma da Congregação; Estar preocupado(a) com os preferidos de Jesus Cristo: os pobres, marginalizados, sem voz, sem vez, os excluídos da sociedade.

São motivos falsos: 

Querer libertar-se da família. Buscar a salvação eterna. Desilusão em namoro. Não é você que quer, (são os pais, os avós, outra pessoa ligada a você) achar bonito o hábito.

Requisitos

Ter boa saúde física e mental: Você precisa ter uma boa saúde para viver esta opção de Vida sendo presença saudável para os outros.

O amor pela oração começa em casa gostar de dialogar com Deus é muito importante no discernimento vocacional. A oração deve ser como a de Maria: “EIS AQUI A SERVA DO SENHOR, FAÇA –SE EM MIM CONFORME A TUA PALAVRA”(LC 1,38).

IMPORTANTE: No inicio não é necessário preencher todos os requisitos acima. A animação vocacional poderá ajudar você a fazer o ITINERÁRIO e assim assumir a sua vocação com amor, serviço, doação aos irmãos.

O IDEAL É NÃO FICAR EM DUVIDAS PROCURE ALGUÉM DE SUA CONFIANÇA PARA AJUDÁ-LA.

JOVEM! Não perca esta oportunidade de fazer um Acompanhamento Vocacional. VOCÊ não tem nada a perder, somente a ganhar!

Seja ousada e lance sua redes para as águas do seu coração…

Sobre a Autora: Irmã

Hoje Seguindo as pegadas de Jesus Cristo como Irmãs de São Pedro Canísio, colocamo-nos a Serviço do Reino anunciando a Boa Nova através da Boa Imprensa, Obras Sociais, Educacionais, Pastorais, Pensionatos e Hospedagens.

Artigos do Blog

Nossa Página no Facebook

Acesse nossa Capela Virtual!

Vocação – UM DOM DE DEUS!