São Pedro Canísio – Patrono

Patrono da Congregação das Irmãs Canisianas

Biografia de São Pedro Canísio

Patrono da Congregação

São Pedro Canísio nasceu em Nimega (Ninwegen), Holanda no dia oito de maio de 1521. Seus pais Jacob Kanisius e Aegidia Van Houweningen eram muito religiosos e o educaram na fé. A mãe, de modo especial, marcou profundamente a vida de Canísio pelo exemplo e profunda piedade, muito querida por todos, era uma verdadeira “Serva do Senhor”, como escreveu mais tarde Canísio.

Canisio ficou órfão de mãe muito cedo. Seu pai casou-se novamente. Era prefeito da cidade. Canisio viveu muito feliz na casa de seus pais tanto a sua infância como sua adolescência. Preocupado com a educação de Canisio e desejando que ele tivesse uma carreira brilhante, aos quinze anos de idade o matrícula na Universidade de Köln – Alemanha para estudar Humanística.

Canísio estudou com entusiasmo, lia muito, ajudava os pobres, emprestava seus livros aos colegas e se aconselhava com mestres escolhidos a dedo, que não lhe ensinavam só as ciências humanas, mas também a ciência de Deus, a vida espiritual. Canísio se formou em Direito, fez Doutorado em Filosofia e mais tarde em Teologia.

Enquanto estudava conheceu o padre Nicolau Van Esche que passou a ser seu confessor, ensinou-lhe a meditar e deu-lhe o conselho de ler o Evangelho diariamente. Este padre teve grande influência na vida de Canísio e o ajudou a refletir sobre o futuro e a vocação.

Aos vinte e dois anos de idade, Canísio toma uma grande decisão e ingressa na recém fundada Companhia de JESUS na qual é Ordenado Sacerdote na Festa de Pentecostes, no dia treze de junho de 1546 na cidade de Köln – Alemanha. Sendo um dos primeiro Jesuítas, ele muito colaborou com Inácio de Loyola, ajudando a consolidar a Companhia de Jesus especialmente na Alemanha.

Trabalhou também na Áustria e Suíça. Nestes três países desempenhou, além do trabalho religioso, um importante papel na área da Educação. Fundou vários colégios, foi professor e Reitor da Universidade de Ingolstadt.

Para responder aos apelos de sua Congregação e da Igreja, Canísio enfrentou inúmeros desafios como: transferência percorreu centenas de quilômetros a pé, transpor montanhas, superar as intempéries do tempo como a chuva ou a neve, os insultos dos adversários na fé, os cargos que lhe eram impostos pela obediência.

Pedro Canísio viveu na conturbada época de Reforma liderada por Lutero e da Contra-Reforma organizada pela Igreja para conter a expansão do Protestantismo. Sendo uma pessoa culta, de uma fé convicta e ao mesmo tempo de muito bom senso e serenidade foi designado por seus superiores para muitas e árduas missões as quais sempre cumpriu em atitude de obediência.

Diversas vezes como representante da Igreja esteve diante de reis desempenhando o papel de conciliador/diplomata; foi presença importante em Conferencias, Congressos e até no Concílio de Trento como Conselheiro nos assuntos relacionados à Teologia. Para defender a fé católica e combater as heresias que se espalhavam assustadoramente pela Europa, o Papa o incumbiu de escrever os primeiros catecismos da Igreja. Por esta razão hoje podemos chamá-lo de o Padroeiro dos Catequistas!

Canísio viveu seus últimos dezessete anos na cidade de Friburgo/ Suíça onde fundou o Colégio São Miguel que funciona até hoje e ainda é considerado um dos melhores da cidade. Localizado dentro do colégio está o quatro de São Pedro Canísio, hoje transformado em capela em memória ao grande Educador e Santo da Cidade.

Faleceu em Friburgo no dia 21de dezembro de 1597. Em 1864 foi beatificado pelo Papa Pio IX. Em 1897 recebeu o título de “Segundo Apostolo da Alemanha” através do Papa Leão XIII. Em 21 de maio de 1925, foi Canonizado pelo Papa Pio XI e Elevado Doutor da Igreja.

Dia de são Pedro Canísio: 21 de Dezembro

Lema da Vida de São Pedro Canísio: “PERSEVERAR” – diante de qualquer situação, por mais difícil que seja, perseverar na confiança e na fé em Deus. CANÍSIO, UM HOMEM DE DEUS

Da vida de São Pedro Canísio o que hoje deve ser lembrado e seguido é: O seu exemplo de humildade, o amor a Nossa Senhora e a vida de profunda intimidade com Deus.

A HUMILDADE, embora sendo uma pessoa de profundo conhecimento não foi arrogante diante dos mais simples e não se orgulhou pelas vezes ocupou um cargo ou foi chamado a pregar nas catedrais ou palácios. Em todos os seres humanos respeitou a dignidade de filhos de Deus. Por humildade, ele não aceitou ser Bispo, cargo que lhe foi oferecido por mais de uma vez.

AMOR E DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA, durante toda a vida, São Pedro Canísio cultivou um intenso amor filial à Mãe de Deus a qual dedicava especialmente a Oração do Terço. Nos lugares por onde passou sempre se preocupou em fundar uma Congregação Mariana. Em Friburgo, já idoso, cansado e doente ele subia diariamente até o pequenino Santuário de Notre Dame, em Bürglen, para expressar o seu carinho através das orações à sua mãe celeste.

A devoção e o carinho que São Pedro Canísio sentia por Nossa Senhora, fez com que na hora da morte, aos setenta e seis anos de idade, ele tivesse uma “visão” da Mãe de Deus, que veio para consolá-lo naquela hora tão difícil.

A INTIMIDADE COM DEUS, apesar de ser um homem muito ocupado com funções e trabalhos diversos além das incontáveis viagens, São Pedro Canísio sempre reservou tempo para a Oração e Intimidade com Deus. Muitas vezes ele rezava com tanta intensidade que quase entrava em êxtase e ficava nestes momentos “ausente” da realidade. Na oração ele encontrava o vigor e a coragem para perseverar na busca da santidade.

Peçamos que SÃO PEDRO CANÍSIO NOS AJUDE A VIVER COM DETERMINAÇÃO E FIRMEZA A NOSSA FÉ!

Sobre o Autor: Irmã

Hoje Seguindo as pegadas de Jesus Cristo como Irmãs de São Pedro Canísio, colocamo-nos a Serviço do Reino anunciando a Boa Nova através da Boa Imprensa, Obras Sociais, Educacionais, Pastorais, Pensionatos e Hospedagens.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Últimos arquivos

Eventos Recentes

Nossa Página no Facebook

Evangelho do Dia:
Marcos 16,9-15 Aleluia, aleluia, aleluia. Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24)

Acesse nossa Capela Virtual

Venha caminhar na LUZ!