Congregação e Quem Somos

Quem somos e nossa história

História

João Evangelista KleiserA Congregação das Irmãs de São Pedro Canísio foi fundada em Fribourg – Suíça em 02 de fevereiro de mil oitocentos e noventa e oito pelo Monsenhor João Evangelista Kleiser e pela jovem Maria Wellauer. Como toda Ordem ou Congregação Religiosa, ela nasceu para viver o Evangelho de acordo com um Carisma idealizado pelos fundadores e se colocar a serviço da Igreja na construção do Reino de Deus.

Na Suíça, apesar de sua pequena extensão, fala-se quatro idiomas, o que gera uma divisão e a necessidade das pessoas aprenderem pelos menos uma segunda língua. Por este motivo, muitas jovens da Suíça – alemã se dirigiam a Friburgo com o objetivo principal de aprenderem o Francês. Com o mesmo objetivo, vinham também jovens da Alemanha e da Áustria. As jovens deparavam-se com diversos problemas: primeiramente porque na cidade, havia o preconceito contra as pessoas de língua alemã, inclusive quanto ao atendimento religioso que privilegiava os franceses quanto aos horários de missa, catequese, confissão. Neste ambiente de discriminação, a maioria destas jovens só conseguia emprego de Maria Wellauerdoméstica, em geral em casa de famílias francesas. Uma dessas jovens, Maria Wellauer, sentia profundamente a falta de momentos de oração, de partilha e confraternização em sua língua materna, o alemão.

Pensando não apenas em si, mas no grande número de jovens que estavam na mesma situação, ela procura o Monsenhor João Evangelista Kleiser que conhecia bem a situação da juventude, em busca de apoio espiritual e ambos decidem organizar a Congregação Mariana para jovens de língua Alemã. Esta foi fundada oficialmente no dia 02 de fevereiro de 1897 na Igreja Notre Dame.

Em 02 de Fevereiro de 1898 ao completar um ano da Fundação da Congregação Mariana foi celebrada solenemente na Igreja Notre Dame a missa de ação de graças pelo primeiro ano de fundação da Congregação Mariana Feminina. Maria Wellauer confiando plenamente na Providência Divina deixa segurança e a estabilidade de seu emprego e vai morar numa pequenina casa alugada, chamada por ela, desde o primeiro dia de “LAR DE MARIA”. Este local foi se transformando num local de encontro das jovens Congregadas Marianas nos momentos de lazer, de confraternização e passou a ser um verdadeiro lar para cada uma delas. Ao mesmo tempo o Lar de Maria era um ponto de apoio às jovens que chegavam à cidade em busca de emprego.

Maria Wellauer e outras jovens decidem se consagrar inteiramente a Deus. No advento de 1905, no dia 04 de dezembro, as cinco primeiras jovens fizeram os Votos Religiosos e receberam a Constituição e o Estatuto do Lar de Maria. Estava fundada a Congregação das Irmãs de São Pedro Canísio, e Maria Wellauer foi nomeada primeira Superiora Geral. Na festa de Santo Agostinho (28/08/1919) foi lavrado o Documento de aprovação, reconhecendo tanto a Congregação quanto a Obra de São Pedro Canísio como Obra de Direito Diocesano. As Irmãs escolheram como Patrono São Pedro Canísio, um jesuíta que se destacou como educador e grande defensor da fé na época da expansão do Protestantismo e como autor dos primeiros Catecismos da Igreja Católica.

São Pedro CanísioAo lado do trabalho social, as irmãs Canisianas começaram o APOSTOLADO DA BOA IMPRENSA. Fundaram e trabalharam em editoras e gráficas e por meio de livrarias ou da propaganda de casa em casa desenvolveram o apostolado de divulgar a PALAVRA DE DEUS através de livros, revistas e jornais. A Congregação continuou crescendo e se expandiu para outros países. Em 1916, duas irmãs foram morar em Konstanz na Alemanha e em 1921 com uma comunidade ampliada deram início ao trabalho de divulgação do Apostolado da Boa Imprensa através da expedição de livros, da Revista Kanisius Stimmen e da Livraria. Nos primeiros cinquenta anos da Congregação, tanto na Suiça quanto na Alemanha foram fundadas muitas outras comunidades e livrarias.

Irmãs Canisianas em terras brasileiras

Em 1951 chegaram ao Brasil às primeiras Irmãs Canisianas que a convite dos Padres Redentoristas, vieram para trabalhar na Editora Gráfica Santuário de Aparecida e consolidar a Congregação no Brasil. No dia 12/07/1951, após duas longas semanas viajando de navio desembarcaram no Rio de Janeiro as Irmãs Magdalena Leupe e Matilde Meyer.

A Irmã Matilde relata o que sentiu ao pisar em terras brasileiras: “Agora sentimos o que é abandonar-se à Providência Divina: estamos sem casa, sem dinheiro, sem pão, língua estrangeira, pessoas desconhecidos que irão cuidar de nós! Por vosso amor, Senhor, deixamos tudo! Senhor, creio em vós, creio em vossa palavra”.

No dia 29/07/1951 chegaram em Aparecida-SP, hospedaram-se na casa das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, rua Barão do Rio Branco, pois ainda não tinham moradia própria. No dia 15 de agosto de 1951, festa da Assunção de Nossa Senhora foi feito o lançamento da pedra fundamental do Convento anexo as Oficinas Gráficas.

Com muitos desafios somente no dia 15 de janeiro de 1953, as portas do convento se abriram para abrigar as Ir. Canisianas.

No dia 25 de março de 1953, as três primeiras jovens brasileiras (Maria Anunciata, Maria Joana e Maria Leticia) iniciaram o postulantado, etapa de formação que antecede o Noviciado. No dia 21 de novembro de 1955 as três primeiras noviças brasileiras fizeram os seus PRIMEIROS VOTOS TEMPORÁRIOS. A semente lançada na Suíça começa produzir seus primeiros frutos em solo brasileiro.

A primeira etapa da missão das Canisianas no Brasil havia sido vencida, com a consolidação da fundação da filial em Aparecida, mas novos desafios missionários seriam lançados e aceitos. Afinal, como preconizara o Fundador, o Monsenhor João Evangelista Kleiser, as Irmãs de São Pedro Canísio deveriam ser sementes da Boa Nova para todos!

Hoje, estamos presentes em diversos estados do Brasil realizando nossa Missão apostólica
em escolas, creches, pensionatos, livrarias e pastorais paroquiais.

 

Congregação

Conheça mais sobre nossa Congregação:

* Missão
Carisma
Espiritualidade
Estrutura
Cruz

Veja os passos que as Irmãs Canisianas seguem na congregação, com o objetivo de evangelizar e levar as boas novas de Jesus a todos.

Veja mais

Casa de Hospedagem São Pedro Canísio

A Casa de Hospedagem São Canísio foi inaugurada em seis de janeiro de 1965. A Congregação iniciou-se com um Pensionato acolhendo as jovens, também era o objetivo da Casa de Hospedagem acolher religiosas, moças e senhora que queriam viver dias de recolhimento espiritual fazer uma experiência de Deus.

Os anos foram passando as necessidades foram se modificando sem perder a sua essência que é o ACOLHIMENTO. Hoje a sua finalidade é oferecer aos peregrinos e turistas que vem ao Santuário Nacional um ambiente sadio, agradável para descansar, hospedagens e refeições….

Leia Mais

Curta nossa Página no Facebook