Ação Social

Ação Social

Ação Social

A Congregação das Irmãs de São Pedro Canisio nasceu do trabalho Social. Sua indignação diante da realidade da qual as jovens viviam em Friburgo/ Suiça, João E. Kleiser e Maria Wellauer iniciaram a Missão acolhendo as jovens que procuravam emprego e estudo.

Hoje procuramos a exemplo de nossos Fundadores sermos sensíveis as diversas realidades com as quais deparamos especialmente com as crianças, os jovens, as famílias, sendo uma presença de esperança, de estimulo, provocá-los a buscar os seus sonhos e dividir com eles e elas as suas lutas, conquistas em busca de uma vida mais digna e humana.

As Irmãs devem estar ao lado, caminhar, ter solidariedade com os empobrecidos, os excluídos, os marginalizados, porque Eles são os preferidos de JESUS. “BEM AVENTURADO VOS …..” (Mt 5,1-12)

DECÁLOGO DO MISSIONÁRIO

O missionário, mensageiro da paz, é enviado por Deus para levar o Evangelho a todos os povos. Sua vida é testemunho do amor de Deus para com todos os homens e mulheres. Deve ter as seguintes qualidades para que sua mensagem tenha credibilidade entre as pessoas:

01. Escutar 
O missionário (a) é alguém com capacidade de escuta e diálogo, que saiba adaptar-se a outras culturas descobrindo seus valores sem sentir-se superior a ninguém. Tem convicções profundas, porém, nem por isso considerar-se o único possuidor da verdade.

02. Acolher 
O missionário (a) considera a pessoa o centro de tudo, e aprende a valorizar a hospidalidade e acolhida dos pobres. Porisso, gosta da presença do povo e de ser rodeado por ele.

03. Solidarizar
O missionario (a) não vive à margem dos problemas do seu povo nem cai em atitudes paternalistas. Leva na sua formação uma grande sensibilidade humana e social com um forte sentido de justiça e da verdade. Ele sabe que os pobres são os preferidos de Jesus, e a eles se entraga sem condições.

o4. Resistir 
Consciente da situação em que vive, o missionário sabe “aguentar” os momentos difìceis, sem desistir. Faz-se presente quando precisa dele, porque sabe a sua missão não tem horários. 

05. Esperar
A paciência é uma das virtudes missionárias. Caminhar com um povo e colocar-se no ritmo de sua história implica saber esperar com paciência o que vai acontecer.

06. Crer no Deus da Vida
A fé em Deus e o amor profundo e pessoal a Cristo sustentam o missionário. Se não houver fé, não há missão. Da fé nasce sua paixão pelo anúncio do Evangelho.

07. Amar sem condições
Encontramos Deus e Cristo nos pobres, nos que sobrarm e morrem, já que eles são os preferidos de Deus. Com eles o misionário percorre os caminhos do Evangelho amando, como Jesus, até o fim.

08. Orar sem desanimar
A oração alimenta cada dia a fé do missionário. Na oração e na escuta da Palavra de Deus, o missionário aprende a construir o Reino, com perseverança e coragem.

09. Assumir a cruz
Missão, cruz e missionário formam um trio inseparável, com a vida de Jesus. Não há outro caminho possível para percorrer. Dizia Daniel Comboni que “a missão nasce e cresce aos pés da cruz”. A consistência e paciência são frutos de uma cruz aceita com alegria.

10. Ser coerente
A credibilidade do missionário apóia -se no testemunho da vida. até as últimas consequências. Necessita de muita paciência consigo mesmo para começar de novo cada dia sem desanimar frente aos fracassos.

galeria teste

veja as fotos:

Sobre o Autor: Irmã

Hoje Seguindo as pegadas de Jesus Cristo como Irmãs de São Pedro Canísio, colocamo-nos a Serviço do Reino anunciando a Boa Nova através da Boa Imprensa, Obras Sociais, Educacionais, Pastorais, Pensionatos e Hospedagens.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Últimos arquivos

Eventos Recentes

Nossa Página no Facebook

Evangelho do Dia:
Marcos 16,9-15 Aleluia, aleluia, aleluia. Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24)

Acesse nossa Capela Virtual

Venha caminhar na LUZ!