Centro Educacional

Centro Educacional

Centro Educacional São Canísio

  •    Creche – Projeto São Canísio

As Irmãs Canisianas no Brasil em parceria com as Irmãs da Casa Mãe (Suíça) e benfeitores vem desenvolvendo, há mais de 20 anos, um importante trabalho de assistência às famílias mais vulneráveis no Município de Aparecida-SP e também do Município de Potim-SP. No mesmo espaço, por meio do Projeto São Canísio, são oferecidos dois serviços: creche – tempo integral (crianças com idade de 1 ano e 6 meses a 3 anos e 6 meses) e projeto socioeducativo – manhã e tarde (crianças com idade entre 3 anos e 7 meses a 5 anos e 6 meses). A meta é atender 110 crianças no decorrer do ano.

O Projeto São Canísio é um programa que foi implantado em 2010, tendo sido elaborado com o objetivo de atender melhor a população residente em Aparecida – SP e região. Buscamos por meio de sua efetivação contribuir, para que haja um fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, por essa razão o público-alvo são famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, ou seja, em precárias condições econômicas, frágeis relações afetivas, situação de drogadição. Temos um alto índice de famílias chefiadas por mulheres cujos cônjuges estão em reclusão, cumprindo pena por diversos delitos, essa é uma das tristes razões pelas quais muitas crianças não convivem com os pais.

O Projeto São Canísio compreende três subprojetos: Vivenciando Valores com as Crianças, Girassol e Conviver. Contamos com uma equipe de 16 profissionais, com formação na área de pedagogia, psicologia e serviço social, professor de música e capoeira, além dos auxiliares de serviços gerais e conzinha. Duas Irmãs Canisianas são as coordenadoras do Centro Educacional São Canísio. Os recursos para manter as atividades são provenientes de doações de benfeitores, promoções e repasse de verba da Congregação das Irmãs Canisianas.

Os dois serviços (creche e projeto) prestados pela entidade com ação direcionada diretamente para as crianças é denominado: Vivenciando Valores com as Crianças e tem como principal objetivo resgatar e reforçar os valores humanos, sociais e cristãos que são apreendidos na educação familiar.

E, para contribuir com o desenvolvimento das crianças, utilizamos como base as Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Infantil. Aplicamos os quatro eixos temáticos: linguagem oral, musicalização, artes e jogos/brincadeiras. Por essa razão temos aula de música e capoeira (uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música). Oferecemos, também, atendimento psicológico, orientação pedagógica e acompanhamento do serviço social, para as crianças que é também estendido às famílias.

Percebendo a realidade das famílias atendidas no projeto, elaboramos o Projeto Girassol, ao constatar que, em geral, as mulheres são as principais e muitas vezes as únicas responsáveis pelo cuidado das famílias, ficando assim sobrecarregadas com uma dupla jornada de trabalho. O objetivo deste projeto é trabalhar a autoestima delas, proporcionando um espaço de convivência, integração e fortalecimento. Este trabalho vem sendo realizado com sucesso, fazemos uma “terapia de grupo” e, neste ano, realizamos oficinas de trabalhos manuais, esta aprendizagem contribui para o relaxamento físico e mental e, também pode ser útil para uma complementação da renda familiar.

A novidade desse trabalho é que as monitoras que ensinam artesanato são as próprias mulheres que participam das reuniões. Ao conversar com elas percebemos o quanto este trabalho tem modificado as suas vidas, Carina (que tem uma filha matriculada no Projeto São Canísio) conta que sua vida se transformou por causa das reuniões, porque este momento de partilha e escuta fez dela uma pessoa mais segura na hora de tomar decisões e de se relacionar com a sua família, tornando-se uma nova mulher, mais forte, feliz e alegre. Carina passou por muitas dificuldades tanto econômicas como afetivas e hoje sua vida tem uma estabilidade, principalmente emocional. Felizmente podemos contar várias histórias como essa de superação e conquistas graças ao Projeto Girassol.

Conhecendo essas histórias que são experiências singulares de vida que expressam uma determinada realidade, implantamos o Projeto Conviver com o objetivo de aproximar as famílias atendidas e o Projeto São Canísio, este projeto contribui no aprofundamento da arte de bem Conviver, por meio dele aproximamos a equipe de trabalho e as pessoas que fazem parte do convívio das crianças. A maior expressão desta ação é a Semana da Família que acontece nos meses de maio e agosto, com a finalidade de inserir os pais e familiares no processo de aprendizagem das crianças, além disso, a assistência às famílias também é uma parte significativa do Projeto Conviver. A experiência tem sido muito positiva, porque nossa ação tem eco e assim, somos reais mediadores no fortalecimento dos vínculos familiares.

Sabemos que para o Projeto São Canísio ser um meio de transformação social, precisamos estar atentos aos problemas das famílias e, na medida do possível, buscar junto com elas, alternativas para superar suas dificuldades. Às vezes um auxílio em alimentos é necessário, auxílio moradia, aquisição de vestuário, entre outras coisas. Um exemplo de extensão das nossas atividades é uma, mãe de três filhos, solteira, com uma renda extremamente baixa. Muitas vezes ela recorreu ao Projeto em busca de apoio e recursos para sua sobrevivência e de sua família. Atualmente reside em uma casa alugada pela Congregação Canisiana.

São muitos os desafios e as urgências de nossa sociedade, o grito dos que foram colocados à margem ressoa em nossos ouvidos e não podemos nos calar diante desta realidade, com a certeza de que fazendo a nossa parte, por menor que seja, estaremos contribuindo com uma sociedade mais justa e sem nenhuma dúvida mais humana, seguimos nosso caminho buscando fazer o melhor para que nossas ações sejam transformadoras na sociedade contemporânea.!

 

Sobre a Autora: Irmã

Hoje Seguindo as pegadas de Jesus Cristo como Irmãs de São Pedro Canísio, colocamo-nos a Serviço do Reino anunciando a Boa Nova através da Boa Imprensa, Obras Sociais, Educacionais, Pastorais, Pensionatos e Hospedagens.

Artigos do Blog

Nossa Página no Facebook

Acesse nossa Capela Virtual!

Vocação – UM DOM DE DEUS!